«A dimensão pluralista da escrita de Fernando Pessoa não se manifesta apenas na criação de uma multiplicidade de personalidades literárias, no desenvolvimento de uma pluralidade de géneros e no cultivo de uma multiplicidade de estilos. O desenvolvimento de um pensamento filosófico na obra de Fernando Pessoa é também expressão da dimensão pluralista da escrita pessoana. É precisamente isso que lemos no seguinte escrito filosófico deste autor:
Milhares de teorias, grotescas, extraordinárias, profundas, sobre o mundo, sobre o homem, sobre todos os problemas que pertencem à metafísica atravessaram o meu espírito. Tive em mim milhares de filosofias das quais – como se fossem reais – nem mesmo duas concordariam. [1]
No espólio de Pessoa encontra-se uma multiplicidade de fragmentos, esquemas e projectos destinados a futuras obras, cujo início se constata, mas que não chegaram a ser concluídas. Nenhum destes esquemas, projectos e fragmentos do espólio filosófico de Pessoa chegou a ser publicado no decurso da vida do autor. Não é sem razão que no poema Tabacaria de Álvaro de Campos se lê: «Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.» Estas palavras, que Pessoa atribui a Álvaro de Campos, caracterizam bem o estado em que se encontra o espólio filosófico de Pessoa: um conjunto diversificado composto por múltiplas filosofias que foram feitas e ainda continuam, em grande parte, mantidas em segredo, a despeito de no espólio existirem mais de mil documentos catalogados sob a designação de filosofia.»
[1] «Thousands of theories, grotesque, extraordinary, profound, on the world, on man, on all problems that pertain to metaphysics have passed through my mind. I have had in me thousands of philosophies not any two of which — as if they were real — agreed.»: AAVV, Pessoa Inédito (organização Teresa Rita Lopes), Lisboa, Livros Horizonte, 1993, p. 402.
[in Nuno Ribeiro, "«Tive em mim milhares de Filosofias» - questões para a edição dos escritos filosóficos inéditos de Fernando Pessoa", Cultura ENTRE Culturas, nº3, p.192]
Nuno Ribeiro é graduado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa e também autor do livro Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade. Publicou já inúmeros artigos sobre o espólio filosófico de Pessoa, tema central da sua pesquisa, com inéditos pessoanos. Actualmente, prepara a edição dos textos filosóficos de Fernando Pessoa, no âmbito da sua tese de doutoramento. É membro do Instituto de Estudos sobre o Modernismo.